quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A espera de um milagre





A espera de um milagre
Zhen Baptista





O verão chegou,e com ele a busca incessável pelo corpo sarado,magro,forte ou definido.Essa é a hora das famosas dietas,famosas corridinhas no calçadão ou na praia,hora de correr contra o tempo,procurar os famosos “gurus” os sabe-tudo sobre estética para indicar algum produto bom ou uma dieta milagrosa.

Isso ta certo?Ou o certo seria manter uma alimentação saudável o ano todo,praticar exercícios físicos regularmente,e evitar de todas as formas noites mal dormidas,baladas,bebidas,guloseimas etc?

No meu ponto de vista,com toda sinceridade tenho certeza absoluta que o mais correto seria a opção número 2.
Vejamos por que:

Uma pessoa que passa o ano todo no sedentarismo,bebendo,comendo besteiras,virando noites, etc e principalmente se está com sobrepeso certamente mudar de uma hora pra outra o ritmo de vida vai ter algum tipo de problema.É indiscutivelmente prioridade ir a um médico para antes de praticar qualquer tipo de atividade física.

Trabalho também fora minha profissão revendendo suplementos alimentares para atletas,e dentre uma pessoa ou outra tenho respondido algumas questões sobre emagrecimento,definição e hipertrofia muscular.Lógico,sei que há várias lendas por trás do culto ao corpo,há várias perguntas “idiotas” mas também há aquelas inteligentes que nem sempre sei responder,mas procuro saber,porque achei interessante etc.

Mas o que mais me deixa de certa forma inquieto são aqueles que perguntam:

-Oi,eu quero emagrecer rapidinho pro verão,to gordinho (a).Q tem de bom pra tomar?

Após isso já pergunto:

-Tá na academia?Tá fazendo dieta?

Segue o diálogo:
-Não tô malhando,mas vou entrar na segunda-feira,e não gosto de fazer dieta,nem de malhar,mas tem mesmo que malhar?

Por aqui já dá pra ver que a pessoa quer um milagre né?Sem malhar,sem dieta e emagrecer rapidinho.Essa pílula mágica ainda não existe!

Há outros que não gostam de treinar (malhar),não querem parar de beber,não querem fazer dieta,não querem gastara dinheiro,não querem ir ao médico,não querem tomar suplementos porque acham que suplementos são bombas etc, etc, etc e tal.

Há os chamados marombeiros de temporada,mas esses eu nem sei o nome,alguém pode me ajudar a batizá-los?

Pois bem,há aqueles também que entram na academia pra ganhar uma massa muscular pra exibir na praia na rua etc,esses sim querem extrapolar,querem um suplemento bom,mas não caro,querem em 1 mês virar um Colleman,um Jay Cutler ou o nosso mais novo Olympia Dexter Jackson.
Gente,isso é impossível!

Ah,mais fulano me disse que com uma caixa de Hemogenim ganhou dez quilos.

Primeiro,Hemogenim não é suplemento e sim anabolizante,segundo que com certeza é mentira,acredito que no máximo uns 2 kgs ele ganhou sim,ou mais uns 2 de água pura retida no total 4.Mas vale lembrar que retenção não é músculo,retenção é feio estéticamente falando, e traz inúmeros problemas como um deles pressão arterial alta.Fora o mal que uma caixa de Hemogenim pode causar ao seu fígado por ser o mais tóxico de todos os esteróides.

E esteróide não é o caminho mais indicado para ganho de massa muscular,e sim a alimentação.E quem ainda não aprendeu a se alimentar não está pronto pra esteróides!

Treinar o ano todo a fio,comer somente coisas com conteúdo nutricional e não guloseimas,gorduras,frituras,refrigerantes etc esse é o caminho!Lógico toda regra há exceções,não é o ano todo que não iremos comer um x tudo,uma pizza,um bobs double burguer,um docinho....lógico que vamos,afinal quem treina o ano todo pode sim comer sem medo, esporadicamente, sem peso na consciência,pois trabalhando o ano com atividades físicas seu metabolismo estará mega acelerado e isso torra todas essas “porcarias”rapidamente.

Ao contrário de quem leva a vida de forma sedentária todos essas “porcarias” vão se biotransformar em gorduras com certeza absoluta!Isso é fato!E depois não adianta tentar correr atrás do prejuízo ao 45 minutos do 2º tempo,pois o resultado não será o que espera!

Tem gente que diz:
-Não tenho tempo pra academia!
Sim eu até acredito,que exista sim,até porque eu mesmo já tive que interromper por diversas vezes a academia por causa do trabalho.Mas combinemos que há aqueles que dizem que não tem tempo pra academia mas tem tempo para um Happy Hour no fim da tarde pra tomar aquela “geladinha”.

Tire ao menos uma hora do seu dia para seu corpo,ele merece,afinal você programa seu dia para tudo,passear,viajar,trabalhar,sair como cachorro,bater um papo com os amigos,jogar um PS2,navegar na net e etc.....mas pro seu corpo nunca sobra um horinha de nada sequer.ISSO NÃO É JUSTO COM VOCÊ MESMO!

Tem gente que fala ao passar uma gostosa na praia ou um rapaz musculoso:
-Com bomba até eu!!!!

Pura inveja,digo mais:patrocino qualquer um que fale isso pra ver se vai realmente ficar igual ou parecido com a pessoa que viu.Não é pra qualquer um,não é qualquer um que tem a disciplina alimentar,a dedicação aos treinos e coragem de dizer não aos Bob’s,Mc Donalds ,Habib’s, etc da vida!São poucos!!!

Dizem que vivemos num mundo paralelo.E concordo,pois o que nós comemos não dá pra acreditar,mas vale a pena comer e olhar no espelho e sentir-se bem,satisfeito,e querendo mais e mais sempre.

Não se trata de vigorexia,ou qualquer outro tipo de doença!NÃO É SÓ ESTÉTICA,É SAÚDE!!!





Bem, não sou profissional na área,não sou formado em nutrição,ed.física ou qualquer outra área relacionada a estética corporal.Mas venho a 9 anos me dedicando a conhecer cada pedacinho desse mundo.Como costumo dizer “a informação é tudo na nossa vida”.E quem tem informação vai mais longe!

Zhen Baptista
msn: zhenbaptista@hotmail.com

Um comentário: